Investimos no incentivo à melhoria continuada do serviço prestado pelas escolas e comunidades locais no âmbito da educação, o que passa também por uma melhor gestão estratégica que permita intervir em áreas prioritárias, tirando o melhor partido dos recursos disponíveis.
INSTRUMENTOS
A. ESCOLAS
Ao nível do desenvolvimento estratégico da escola, criámos um modelo de construção de Projetos Educativos, na sequência de uma análise de conteúdo realizada aos de todas as unidades escolares que integravam a Rede ESCXEL durante a primeira fase do Projeto. Estamos a atualizar esse modelo para articulá-lo com outros documentos, nomeadamente o Projeto Curricular.
B. COMUNIDADES LOCAIS
Relativamente ao desenvolvimento estratégico das comunidades locais, construímos um modelo de diagnóstico concelhio que inclui cinco dimensões – território e população, caracterização socioeconómica, dinâmicas da oferta educativa e municipal, desempenhos escolares, e caracterização da rede educativa e das unidades escolares – para apoiar a construção informada de estratégias locais de educação.
RESULTADOS
Até ao final de 2016, a equipa de investigação concluirá uma série de contribuições para a elaboração dos diagnósticos e das propostas de linhas gerais de ação, apoiando a elaboração de documentos estratégicos educativos locais dos oito municípios parceiros na Rede ESCXEL.
Publicámos vários artigos e comunicações científicas sobre os modelos ESCXCEL de análise e de desenvolvimento de documentos estratégicos, que se encontram disponíveis na área de Produção Científica.
A brochura Projetos Educativos: Para um Modelo da sua Elaboração, também disponível na área de Produção Científica, tem apoiado as unidades escolares da Rede ESCXEL na atualização dos seus Projetos Educativos, que têm vindo a tornar-se cada vez mais instrumentos de construção e de divulgação de uma identidade escolar fortalecida e de operacionalização e monitorização das estratégias a implementar, envolvendo todos os atores escolares.